Tradição da entidade, as caravanas realizadas pela União Nacional dos Estudantes abrem caminho para as mudanças necessárias no ensino superior brasileiro com e disseminam cultura e arte Brasil afora. Clima de Futuro que chega em Março será a oitava edição da mobilização itinerante que marca reivindicações estudantis históricas. Relembre:
ESTREIA DA UNE VOLANTE
A primeira “UNE Volante” saiu em marcha em 1962 após o II Seminário Nacional de Reforma Universitária, realizado em Curitiba (PR). Sob a gestão de Aldo Arantes, a pioneira caravana dos estudantes já tinha como pauta principal a Reforma Universitária e foi de cidade em cidade, fazendo assembléias gerais de estudantes para discutir a mudanças urgentes necessárias na universidade brasileira e apresentando o recém-criado Centro Popular de Cultura (CPC) a todos os cantos do país.
PARADA PELA DITADURA
Em 1963, veio a segunda edição da UNE Volante, reunindo jovens artistas e universitários em busca de conhecer e integrar o Brasil. Infelizmente, essas experiências foram interrompidas pela ditadura. A UNE foi colocada na ilegalidade em 1964 e sua reestruturação ocorreu quase 15 anos depois, com o enfraquecimento do regime. Contudo, a luta seguiu firme. A estrutura e sucesso do modelo da caravana já estavam dados.
PROUNI E REUNI
Em 2004, as caravanas voltaram a fazer parte do calendário da entidade. Intitulada ”UNE Pelo Brasil”, a nova edição trouxe de volta a antiga luta pela reforma universitária. A bordo de um ônibus, a UNE Pelo Brasil somou 18 mil km rodados em 60 dias de viagem. Com a bagagem adquirida pelas andanças e conversas com estudantes do Brasil afora, a experiência resultou na aprovação de iniciativas como o Prouni e Reuni.
NASCEU O CUCA
Com a boa experiência da anterior, em 2005 foi lançada a Caravana de Cultura e Arte Paschoal Carlos Magno. Esta edição percorreu 20 estados brasileiros levando a semente do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca da UNE) para diversas universidades. A iniciativa levou mais de 200 artistas à cidades do interior para apresentações culturais. Os encontros também promoveram debates e rodas de conversas sobre políticas públicas culturais.
CARAVANA DA SAÚDE
Em 2008 a UNE apostou na diversificação dos temas das caravanas em um projeto ousado, a Caravana Saúde, Educação e Cultura. Em parceria com o Ministério da Saúde, o projeto passou pelos 26 estados, mais o Distrito Federal, a bordo de um ônibus. Na pauta a descriminalização e uso de drogas, legalização do aborto, consumo de álcool, violência no trânsito, prevenção de Aids e doenças sexualmente transmissíveis, políticas públicas para mulheres e planejamento familiar.
UNE BRASIL + 10
Em 2012 a UNE quis saber qual o Brasil que os estudantes queriam para os próximos 10 anos. Foram cerca de 50 cidades e mais de 70 universidades públicas e particulares percorridas, na intenção de debater os rumos da educação e do país. A reforma universitária seguia na pauta, e uma democratização radical do acesso à universidade também. A reivindicação dos 10% do Pib para educação chegou para ficar.
A VOLTA DA UNE VOLANTE
Em 2018, com a democracia sob forte ataque, a caravana UNE Volante fez um resgate histórico de luta. O cenário era a prisão do presidente Lula, a PEC do Teto que inviabilizou investimentos em educação, a retirada direitos trabalhistas historicamente conquistados, a desnacionalização de estatais, e violações da constituição. A UNE percorreu universidades das 5 regiões do país, levando debates, formando comitês universitários em defesa da democracia, realizando o festival musical Inquietações em campanha na defesa da universidade pública e gratuita.